Suplementação na gravidez e pós parto

Devemos fazer suplementos na gravidez e no pós parto?
A maioria dos médicos diz nos que sim e o que vão ler a seguir é apenas a minha experiência. Se quiserem tomar algum destes suplementos sugiro que questionem o médico que vos acompanha.
No início da gravidez comecei por tomar um suplemento indicado pela minha ginecologista o Matervita e não tenho nada de especial a dizer sobre ele para além de que é um bocadinho caro. No final do segundo mês de gravidez necessitei de aumentar a quantidade de ferro ingerida e concluímos  que o Pregnacare era quem tinha a melhor composição do mercado. Para além disso tenho uma amiga que também estava a tomar e a dar se muito bem pelo que fiquei tentada a tomar. Dei-me super bem com ele, mas também sei que é costume dar-me bem com a toma suplementos. Conheço pessoas que ficam enjoadas etc. eu nunca fiquei.
No final da gravidez a minha médica de família aconselhou me a continuar a tomar o suplemento que estava a tomar na gravidez e eu achei por bem procurar um específico para amamentação. Foi aí que encontrei toda uma  linha de produtos da marca Vitabiotics – Pregnacare
Para além do suplemento mais conhecido e o único vendido em Portugal (o de gravidez) eles têm uma linha pós parto  e uma linha para bebé e uma linha infantil de suplementos.
Então comprei por minha conta e risco o suplemento de amamentação e o de new mum. (Comprei no amazon como a maioria das coisas que comprei para a Bianca) Acabei por falar com uma enfermeira e com a minha médica de família que não os desaconselharam por isso decidi tomar. A composição deles é muito interessante e eu queria dar o melhor de mim à minha bebé. Deixo-vos os rótulos que foram difíceis de encontrar na net quando procurei reviews.
Pregnacare breastfeeding
Pregnacare New Mum
O que senti foi que estes suplementos ajudaram imenso mas foi junto a uma alimentação saudável e a muita aguinha por dia.
O que senti mais resultado foi o New Mum que deixou as minhas unhas muito fortes, o de amamentação também deverá estar a funcionar porque a minha bebé tem crescido bastante bem e ainda só com maminha.
Muitas de vocês perguntam-me como tem corrido a amamentação… Eu ainda não tinha falado neste assunto porque leio tantos relatos menos bons deste momento que não quero parecer um ET… Eu acho que pelo que li antes da Bianca nascer, pela preparação para o parto… quer até pela minha vontade em amamentar porque eu quando nasci não fui amamentada… correu tudo relativamente bem…
Sim tive incómodos… sim tive os mamilos gretados (durante os primeiros 3 dias) … sim a subida de leite é uma grande filha da mãe e deu me os maiores tremores de febre que já alguma vez tive… sim também tive de aprender qual era a melhor posição para as duas, o que ela gostava mais … Mas… A Bianca fez uma boa pega logo a seguir a nascer, não era uma bebé muito sonolenta, mas era uma bebé comilona (ainda hoje) que ajudou muito na subida de leite porque mamava as duas mamas sempre…. E eu adorei … o facto de saber que somos a fonte nutricional, vá de vida, daquele ser… é fabuloso, ajuda-nos a ultrapassar qualquer incómodo que surgir.
Sei que quero amamentar até conseguir, sei que vai ser mais duro quando for trabalhar e por isso já estou a fazer stock de leite, mas até ela querer vamos amamentar.
(Esta é a minha decisão e cabe a cada mãe avaliar o que é melhor para ela e para o bebé porque para tudo correr bem a amamentação tem de trazer alegrias para os dois)

(Soninho mágico a seguir à maminha)
Ah … uma coisa que não disse… o sucesso da amamentação é um esforço familiar. Para dar certo o marido também foi envolvido. No início quando a Bianca mamava de 3 em 3 horas mesmo à noite tinha sempre o apoio dele, em ir buscar o que fosse preciso, em estar lá acordado mesmo que fosse só para me dar a mão  (E levar umas apertadelas quando doía)
Por isso se estão grávidas preparem-no também para isso…
Bom voltando ao assunto suplemento… vocês tomam ou tomaram alguma coisa?

Leave a Reply